em Notícias

A dor crônica é comum, afetando aproximadamente 1 em cada 5 adultos na população em geral. Evidências observacionais sugerem alguma forma de co-ocorrência entre dor crônica, depressão e doença cardiovascular (por exemplo, hipertensão arterial). No entanto, ainda há dúvidas se elas compartilham uma etiologia comum ou se ocorrem independentemente. Esta co-ocorrência de condições pode estar relacionada a alterações no sistema de resposta ao estresse e a processos metabólicos e inflamatórios, transmitidos por predisposição genética. Um grande estudo recente encontrou um aumento da co-ocorrência de dor crônica, depressão e doença cardiovascular em duas populações independentes (população geral e de gêmeos) sugerindo uma contribuição genética compartilhada.

FONTE: Van Hecke O et al, 2017. PLoS One. Chronic pain, depression and cardiovascular disease linked through a shared genetic predisposition: Analysis of a family-based cohort and twin study.

Dr. Maria Anita
Psiquiatra e Psicoterapeuta CRM-GO 13054 Médica Psiquiatra, graduada em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia e residência médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Experiência em psicoterapia de orientação psicoanalítica, tendo realizado aprimoramento na New Orleans Birmingham Psychoanalytic Center.
Recent Posts

Deixe um comentário

Digite e pressione ENTER para pesquisar