em Notícias

As mulheres são mais vulneráveis aos transtornos mentais mais comuns, que são a ansiedade e a depressão. Grandes oscilações hormonais, típicas de algumas fases da vida da mulher, como o período pré-menstrual, o pós-parto e a pré-menopausa, podem favorecer o aparecimento de desequilíbrios psíquicos.

É importante destacar que “podem”, ou seja, isso não é uma regra. Nem todas as mulheres ficarão deprimidas ou ansiosas durante esses períodos, somente as que são mais sensíveis às variações hormonais. E, ao que tudo indica, essa hipersensibilidade se deve a uma predisposição genética.

Casos de TPM grave, por exemplo, chegam a atingir cerca de 5% das mulheres, provocando crises de choro, sensação de nervos à flor da pele e muita agressividade.

Além disso, mulheres modernas também convivem com um grande estresse no seu dia a dia, quando precisam ter habilidades diversas para serem mães, filhas, esposas, profissionais etc. Fatores que podem gerar muita ansiedade.

Caso reconheça esses sintomas, procure um especialista.

Dr. Maria Anita
Psiquiatra e Psicoterapeuta CRM-GO 13054 Médica Psiquiatra, graduada em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia e residência médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Experiência em psicoterapia de orientação psicoanalítica, tendo realizado aprimoramento na New Orleans Birmingham Psychoanalytic Center.
Recent Posts

Deixe um comentário

Digite e pressione ENTER para pesquisar